PlayStation Blast
Ei, você aí. Nosso fórum contém uma gama diversificada e grande de discussões que você poderia fazer parte! Além dos membros serem educados e atenciosos. Então por que não se cadastra aí? Venha discutir conosco e fazer amizades aqui, no Fórum PlayStation Blast!

Participe do fórum, é rápido e fácil

PlayStation Blast
Ei, você aí. Nosso fórum contém uma gama diversificada e grande de discussões que você poderia fazer parte! Além dos membros serem educados e atenciosos. Então por que não se cadastra aí? Venha discutir conosco e fazer amizades aqui, no Fórum PlayStation Blast!
PlayStation Blast
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Os Ports dos Jogos da Capcom pela SEGA

Ir para baixo

Os Ports dos Jogos da Capcom pela SEGA Empty Os Ports dos Jogos da Capcom pela SEGA

Mensagem por Convidado Qui 16 maio 2013, 20:59

Em 1988 a SEGA tinha acabado de lançar o seu mais novo console doméstico de 16 bits no mercado – o Mega Drive. Contudo o desenvolvimento desse console esbarrava em um grande problema: o contrato que as softhouses tinham que assinar com Nintendo, que obrigava exclusividade, caso quisessem que seus jogos fossem publicados para o NES.

Os Ports dos Jogos da Capcom pela SEGA Figura1p

Assim sendo, restou a SEGA pedir autorização as softhouses para reprogramação dos jogos. Dentre dessas empresas estava a Capcom, e são desses jogos, produzidos pela Capcom e reprogramados pela SEGA que falaremos aqui. Lembrando que jogos como Super Street Fighter II não serão citados, pois estes foram portados pela própria Capcom e não pela SEGA.


GHOULS 'N GHOSTS (1989)


Os Ports dos Jogos da Capcom pela SEGA Figura2k
O primeiro jogo a ser reprogramado pela SEGA foi Ghouls ‘n Ghosts. Foi lançado em 03/08/89 e estava na lista de jogos do Lançamento do Mega Drive nos Estados Unidos (onde é conhecido como SEGA Genesis). O jogo é a sequência direta de Ghosts ‘n Goblins, que foi lançado para os Fliperamas em 1985. Foi reprogramado por Yuji Naka, que ficou conhecido anos depois como o pai do Sonic. Neste jogo você entra na pele de Arthur, que deve salvar todas as almas aprisionadas no castelo do Loki. Conhecido por sua imensa dificuldade, o jogo é aclamado pelos jogadores, marcando sempre presença nas listas de melhores jogos do Mega Drive.


FORGOTTEN WORLDS (1989)


Os Ports dos Jogos da Capcom pela SEGA Figura3u
Forgotten Worlds foi o segundo jogo a ser reprogramado pela SEGA e lançado em 17/11/1989. Foi o primeiro jogo da CPS-1, e estava alguns meses depois do lançamento do Mega Drive nos EUA. O jogo conta a história de dois guerreiros de nomes desconhecidos, que lutam para libertar a terra de um exército de alienígenas. O jogo recebeu uma leve adaptação nos sistemas de controle, já que a versão de Fliperama possuía um comando especial para rotacionar o personagem.


STRIDER (1990)


Os Ports dos Jogos da Capcom pela SEGA Figura4
Após quase um ano do lançamento do Mega Drive, chega ao console da SEGA um estrondoso sucesso dos Fliperamas – Strider, que surgiu como um mangá de autoria de Tatsumi Wada e foi adaptado em um jogo pela Capcom. Foi o primeiro a ter 8 Megabits de espaço de cartucho, contendo ótimos gráficos e trilhas sonoras. Aqui você é Hiryu, um valente guerreiro Strider, armado com sua poderosa espada Cypher, que tem a missão de derrotar Grandmaster Meio, um ser de outra galáxia, que intenciona dominar a terra. Jogo que foi eleito o melhor de 1989 foi lançado para o Mega Drive em 29/09/1990, numa conversão quase que perfeita.


MERCS (1991)


Os Ports dos Jogos da Capcom pela SEGA Figura5
Jogo estilo Shoot ‘em Up, continuação do famoso Commando (não confundir com Captian Commando). MERCS tem como protagonista um mercenário que tem como missão resgatar o ex-presdiente de Zutulu, que foi sequestrado por guerrilheiros. O jogo foi lançado para os fliperamas em 1990 e recebeu a conversão para o Mega Drive, sendo lançado em 27/07/1991. A versão de Mega Drive não contém o multiplayer da versão de Fliperama, mas contém um modo de jogo extra, exclusivo, onde os mercenários recebem ordens para destruir mísseis nucleares criados por um país chamado Quira.


CHIKI CHIKI BOYS (1993)


Os Ports dos Jogos da Capcom pela SEGA Figura6
Chiki Chiki Boys foi o último port feito pela SEGA dos jogos de Fliperama da Capcom. Foi uma conversão tardia, visto que o jogo original foi lançado em 1990, mas não peca em nada na ótima qualidade de gráficos e trilha sonora. Conta a história de dois irmãos, que lutam contra inimigos que dominaram o reino onde viviam. Infelizmente, assim como MERCS, o jogo não conta com o Multiplayer, mas é bem divertido, sendo um ótimo jogo para quem gosta do estilo plataforma.


Após alguns anos, a Nintendo foi condenada pelas leis anti-truste Americanas por suas atitudes que não permitiam a livre concorrência. Desta forma não só a Capcom, mas outras empresas passaram a fazer jogos para o console da SEGA. A partir daí tivemos vários jogos, tais como: Megaman: The Wily Wars, Street Fighter II Special Champion Edition, The Great Circus Mystery e The Punisher; mas certamente, a atitude de SEGA em converter os sucessos da Capcom foi certeira, fazendo a alegria dos jogadores no início da vida do Mega Drive.
Anonymous
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Os Ports dos Jogos da Capcom pela SEGA Empty Re: Os Ports dos Jogos da Capcom pela SEGA

Mensagem por Warrior Sex 17 maio 2013, 01:58

Ótimo tópico. :]

Conheço a história da exclusividade da Nintendo, o que prejudicou a Sega ainda na época do Master System; ela mesma fez algumas conversões ou subsidiárias das empresas faziam jogos exclusivamente para a Sega - por exemplo: Flying Edge, da Acclain (famosa pelos jogos d'Os Simpsons).

Com certeza foi uma boa sacada da Sega em reprogramar os jogos para seus consoles, assim como a Atari fez com o 2600, expandiu a biblioteca do videogame e ainda trouxe jogos que, até então, pareciam exclusivos de determinadas plataformas.

Sobre os jogos, só conheço os dois primeiros. Sempre via Hiryu em Marvel Vs. Capcom 2, mas nunca soube de que jogo ele era. Laughing

EDIT: Uma curiosidade, aqui no Brasil a Sega é representada pela Tec Toy, em 1997, a empresa brasileira converteu um jogo da Capcom para o Master System, foi Street Fighter II.

Devido às limitações do Master System, alguns golpes foram retirados (e as músicas ficaram ruins). Mesmo assim, o jogo usa todo o potencial do videogame e funciona somente em certas versões do MS.
Warrior
Warrior
Veterano Nv.35
Veterano Nv.35

Karma Karma : 134
Posts Posts : 1485

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos