PlayStation Blast
Ei, você aí. Nosso fórum contém uma gama diversificada e grande de discussões que você poderia fazer parte! Além dos membros serem educados e atenciosos. Então por que não se cadastra aí? Venha discutir conosco e fazer amizades aqui, no Fórum PlayStation Blast!

Participe do fórum, é rápido e fácil

PlayStation Blast
Ei, você aí. Nosso fórum contém uma gama diversificada e grande de discussões que você poderia fazer parte! Além dos membros serem educados e atenciosos. Então por que não se cadastra aí? Venha discutir conosco e fazer amizades aqui, no Fórum PlayStation Blast!
PlayStation Blast
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

IP's novas ou Renovação?

4 participantes

Ir para baixo

IP's novas ou Renovação? Empty IP's novas ou Renovação?

Mensagem por Hekonzord Sáb 08 Jun 2013, 01:56

Temos duas empresas e duas formas de pensar divergentes, enquanto a Nintendo opta mais pela renovação de suas franquias antigas e com a criação de algumas poucas IP's por geração, a Sony opta pela criação de diversas novas IP's por geração.

A Nintendo prefere fazer uma evolução de suas franquias já antigas, assim criando uma espécie de linha do tempo para elas, como comparar um game de Mário de NES com um de Wii U, vemos uma evolução bem grande em todos os aspectos técnicos.

Um fator que permite que a Nintendo fique renovando suas franquias toda geração é por, geralmente, seus games não apresentarem um enredo fixo, ou seja, ela tem a liberdade de ir criando histórias separadas e até desconexas entre si fazendo com que suas franquias hajam diversas ramificações diferentes.

Já a Sony prefere por apresentar coisas novas em grande quantidade, as vezes até abandonando franquias que fizeram relativo sucesso anteriormente, um exemplo é que a grande maioria dos exclusivos do PS3 são de franquias criadas no PS3. Porém algumas conseguem se safar e apresentam continuações de geração em geração assim tendo uma evolução, como o icônico Gran Turismo e até uma evolução notória na própria geração, assim como Uncharted.

A Sony não possui tanta liberdade quanto a Nintendo por suas franquias, pois não dariam para prolongá-las muito e os jogos acabariam tendo uma perda de sentido, então o mais apropriado para ela é realmente seguir criando novas IP's e com algumas criarem continuações extensas e de tempos em tempos talvez voltar com alguma franquia antiga.

A Sony e a Nintendo criaram jogos de luta onde reúnem seus personagens exclusivos e com algumas participações de thirdie, no lado da Nintendo temos personagens mais conhecidos por estarem mais frescos em nossas memórias seus jogos devido aos lançamentos atuais de suas franquias mais antigas. Já no lado da Sony temos personagens conhecidos e outros nem tanto, justamente pelo jogo aparecer no PS3 e um personagem do jogo ter tido sua última aparição no PSOne, mas dos dois lados esses jogos são bons para popularizar personagens talvez esquecidos por alguns ou não tão conhecidos para que os jogadores se simpatizem com eles para que talvez depois haja um jogo novo deste personagem. É uma boa forma de talvez renascer/popularizar uma franquia.

O certo é que as duas empresas fazem bons trabalhos com seus exclusivos mesmo com pensamentos diferentes, o melhor para um gamer seria ter uma plataforma das duas para que possa aproveitar franquias clássicas e novas.

E aí, qual a sua opinião?
Hekonzord
Hekonzord
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 495
Posts Posts : 3503

Ir para o topo Ir para baixo

IP's novas ou Renovação? Empty Re: IP's novas ou Renovação?

Mensagem por Warrior Sáb 08 Jun 2013, 02:25

Admiro ambas as empresas, por conseguirem se consolidar no mercado nos apresentando franquias incríveis.

Independente da escolha, vejo que sempre têm lados positivos. Um jogo de uma série pode ter garantia de boa recepção já que é bastante conceituada e popular - além de dar àquela sensação de boas novas da série favorita. Por outro lado, um novo jogo pode dar sinais de novidades ou novas perspectivas de determinado gênero.

Depende muito do que o jogo apresenta para poder ou não virar uma série. Acho melhor ter um único jogo muito bom do que sequências ruins a fim de "espremer" mais da série.
Warrior
Warrior
Veterano Nv.35
Veterano Nv.35

Karma Karma : 134
Posts Posts : 1485

Ir para o topo Ir para baixo

IP's novas ou Renovação? Empty Re: IP's novas ou Renovação?

Mensagem por lanitaguai Sáb 08 Jun 2013, 10:47

O ideal seria um equilíbrio entre a renovação e as IPs novas.

A Nintendo consegue renovar muito bem as suas franquias e consegue o mesmo sucesso de sempre. A série The Legend of Zelda e Metroid pra mim as que mais evoluíram. E a renovação sempre vai dar aquela nostalgia de você ver um conceito ou jogo antigo recebendo uma entrada no mundo atual, pois as chances dessa franquia receber uma mudança radical é grande, por causa das limitações na época.

Mas tem uma fraqueza: a renovação de uma IP, pra mim tem que manter MUITOS elementos da série. Por exemplo, eu não concordei em Star Fox mudar seu conceito de pilotar em naves e passar em galáxias para derrotar os aliados de Andross, a virar um quase TPS comum.

E eu apoio muito a criação de novas IPs, pois a indústria precisa de novas ideias e conceitos, do que repetir e desgastar muito uma franquia que não já tem mais potencial para se manter. A Sony consegue surpreender e encantar muitas pessoas com suas franquias criadas em cada geração.

E sendo um pouco seguista, mas a Sega parecia adotar essas medidas também. Se olharem bem o retrospecto, houve diversas franquias para Master System e Mega Drive(Sonic, Shinobi, Phantasy Star), Sega Saturn(Nights, Panzer Dragoon) e o Dreamcast(Crazy Taxi, Shenmue, Space Channel 5).

Mas, a renovação, faz falta sim. Vamos pegar o exemplo da Capcom. Ela tem uma legião massiva de fãs e foi um marco na indústria com suas franquias. Por mais que ela criou IPs novas nos últimos tempos(Dino Crisis, Remember Me, Dragon's Dogma), ela está comprometendo umas pérolas como Dino Crisis e Megaman.

Finalizando, se fosse para agradar para mim, eu preferiria um pouco mais para o lado da renovação do que a criação de IPs, por ser muito saudosista. Afinal, um clássico nunca morre ou envelhece.
lanitaguai
lanitaguai
Membro Nv.28
Membro Nv.28

Karma Karma : 20
Posts Posts : 301

Ir para o topo Ir para baixo

IP's novas ou Renovação? Empty Re: IP's novas ou Renovação?

Mensagem por Convidado Sáb 08 Jun 2013, 10:59

Também concordo que deve existir um equilíbrio entre a criação de novas IP e a renovação.

De fato, gosto muito quando novas franquias são criadas. Sempre é uma nova experiência de jogo, uma nova história, novos personagens. Empresas que fazem aparentam sempre estar renovando sua line-up, atraindo tanto os novos jogadores como os antigos.

Contudo, a renovação das franquias é de extrema importância. Muitos fãs querem novos jogos, evidentemente com novas funcionalidades. Embora, se for para lançar um jogo praticamente igual aos anteriores, prefiro ficar com os antigos. A Renovação é tão importante como a Inovação, às vezes até mais.

A Nintendo quase sempre fez um bom trabalho renovando suas franquias. A Sony quase sempre faz um bom trabalho criando novas franquias. Mas creio que para as duas empresas falta um meio-termo.

Não é querendo ser muito Seguista, mas a empresa que conseguiu, no passado, com mais louvor foi a SEGA. Franquias criadas ainda no Master System, como Shinobi, Hang On, Phantasy Star quase sempre passaram por renovações nas gerações seguintes. Além disso, a cada nova geração, novas franquias foram criadas.
Anonymous
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

IP's novas ou Renovação? Empty Re: IP's novas ou Renovação?

Mensagem por UchihaZoro Sáb 08 Jun 2013, 17:48

Sinceramente, a minha preferencia vai para a renovação.. Simplesmente pelo fato de que eu amo ver a evolução de meus jogos favoritos, cada vez com os gráficos melhores, mais imersão e continuando aquela história que se torna cada vez mais interessante.

Porém novas IPs são sempre bem vindas, ainda mais se estes tendem a ter algumas continuações, como o caso da Trilogia Uncharted que conseguiu me consquistar desde o primeiro game.. Ou até o recente Remember Me da Capcom, do qual eu estou muito interessado! pirat

Mas se eu tiver de escolher a continuação de uma franquia da qual já gosto muito como Resident Evil ou Metal Gear, ao invés de uma nova IP que aparenta ser muito promissora.. A minha escolha ainda será para aqueles games que eu já conheço, e sei bem que o titulo irá me agradar.

Spoiler:
UchihaZoro
UchihaZoro
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 383
Posts Posts : 4617

Ir para o topo Ir para baixo

IP's novas ou Renovação? Empty Re: IP's novas ou Renovação?

Mensagem por Hekonzord Dom 09 Jun 2013, 17:08

Eu particularmente não estou decidido entre os dois, por exemplo.
Tenho uma franquia preferida, gostaria ainda de que ela tivesse renovações para que eu ainda possa jogar novos games dela, porém, a chance de eu me decepcionar com sua renovação é mediana e não gostaria de me decepcionar o novo rumo da minha franquia preferida, assim como já me decepcionei.

No outro lado tem as IP's novas, onde é tudo teoricamente novo, pode me trazer novas experiências e fazer com que eu jogue algo antes nunca visto, porém tem aquela incerteza de se o jogo me agradará ou se passarei indiferente, sendo um jogo excluído para mim.
Hekonzord
Hekonzord
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 495
Posts Posts : 3503

Ir para o topo Ir para baixo

IP's novas ou Renovação? Empty Re: IP's novas ou Renovação?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos