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[Discussão] Novo Dicionário Brasileiro dos Jogos - letras F e G | Tema: Jogos e arte/Impostos

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Mensagem por Warrior Sáb 25 maio 2013, 00:17

Agradecimentos especiais aos usuários Hayt, pelo banner, e Wolfman, por fornecer os códigos para a barra de títulos!

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Quem já frequentou o fórum há dois anos atrás deve lembrar que eu já escrevi um tópico assim, naquela época, o fórum ainda estava no início, então acho que muitos daqui nem chegaram a ver. Decidi trazer o assunto novamente de volta, só que dessa vez será reeditado e atualizado com os novos jogos e/ou com sugestões dos usuários (ver mais adiante).

A ideia veio de uma matéria de uma edição da extinta revista EGM Brasil (número 63, abril de 2007) que abordava sobre o tema, então decidi usar os recursos que temos para complementar a matéria; os mesmos jogos antes apresentados estarão de volta, assim como sugestão de usuários (créditos serão mantidos). Também a matéria abre espaço para discussão da relação entre jogos eletrônicos com o nosso país verde-amarelo. Very Happy

Do que se trata o tópico? Simples, mostrar as referências que os jogos fazem ao Brasil: personagens nativos, regiões deste imenso país, história, fatos e o que mais os jogos puderem mostrar. O tópico, como um dicionário, é dividido em letras, que é referente ao jogo e não ao referenciado (ou seja, Blanka somente na letra "S", de Street Fighter) e, se possível um "subtítulo". Pretendo a cada semana postar uma letra nova, que será acompanhada com um tema para discussão; se a discussão não tiver sido comentada ou será trocada ou será mantida.

Caso você saiba de alguma referência que não está listada, pode mandar que ela será atualizada com o tópico, mas valem algumas ressalvas:
--->Não são considerados jogos fabricados aqui sem referência ao país [Chapolin X Drácula: Um Duelo Assustador não entra, assim como jogos do Zeebo];
--->Só mande sugestão se o jogo começar com alguma letra que já foi mencionada [por exemplo, se parei na letra "F" e você tem uma sugestão com a letra "K", espere chegar até ela para mandar];
--->Quando for mandar sua sugestão, tente formular um pequeno texto explicando a referência do país e, se quiser, mande uma imagem ou vídeo junto ao texto [pode ser via MP, para não saturar o tópico];
--->Você também poderá atualizar a informação de um jogo já listado, caso aconteça [afinal, eu não sou o guru dos jogos].


Dicionário

Letra A:
letra C:
letra d:
letra e:
letra F:
Letra G:


Última edição por Warrior em Dom 14 Jul 2013, 01:04, editado 4 vez(es)
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Mensagem por Warrior Sáb 25 maio 2013, 00:17

Temas para debate

Como dito lá no início do tópico, toda vez que possível haverá um tema novo para debates, relacionando o Brasil aos jogos. Esta seção tem como missão apresentar diversos pontos-de-vista do mercado nacional de jogos eletrônicos pelos usuários aqui do fórum! Aqui, fale tudo o que pensa a respeito do que será mostrado, contudo, sua opinião não é a absoluta e respeite às alheias - sem uso de palavrões e xingamentos, evitando assim discussões desagradáveis e desnecessárias.
Sinta-se livre para discutir e boas reflexões!
[Nota: Não é necessário responder à pergunta inteira, se quiser, pode até contar algo mais que tenha a ver com o assunto. Responda do jeito e ordem que quiser (pode também responder à uma pergunta "antiga").]

25/05/2013:
08/06/2013: Impostos abusivos: a principal reclamação dos brasileiros na hora de adquirir um videogame. No país, os jogos eletrônicos estão classificados como "jogos de azar" (proibidos desde 1946), logo, acaba-se pagando, em média, 128% de imposto num só jogo original.
Logicamente, o imposto pago tem algum fim. Fora o valor do IPI (imposto de produto industrializado), ainda paga-se os salários do funcionários (Cofins), ajuda a arcar com o seguro-desemprego destes (PIS) e parte vai para os cofres do estado (que variam - ICMS). Ainda, se o produto é importado, paga-se pela importação (a fim de valorizar os produtos nacionais).
-
Como você lida na hora de comprar algum jogo? A pirataria é causada principalmente por isso (ou é uma "desculpa" para isso)? A atual classificação dos videogames como jogos de azar é empecilho para a expansão do mercado produtivo no Brasil?


Última edição por Warrior em Sáb 08 Jun 2013, 00:56, editado 2 vez(es)
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Mensagem por Warrior Sáb 25 maio 2013, 00:17

Reservado.
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Mensagem por Convidado Sáb 01 Jun 2013, 12:36

Opa Warrior, Desculpa. Só tive tempo de comentar agora Embarassed

Ótimo Tópico. Vai ser muito bom levantar uma biblioteca agrupando as referências dos Brasil em Jogos Smile !


Você acha que no Brasil os jogos são vistos como objetos de arte?

Curto e Grosso: Não. Infelizmente aqui jogos ainda são vistos como uma forma de vagabundar ou brinquedos de crianças. Isso particularmente é chato, pois se pode tranquilamente jogar e trabalhar/estudar ao mesmo tempo. Contudo vejo que isso está mudando aos poucos.

Em relação a não ser cultura, discordo completamente. Alguns jogos são tão clássicos, como Mario, Zelda, Sonic; que praticamente entraram na cultura popular. Outros Jogos são recheados de elementos culturais. Por exemplo, fui descobrir o que era a lança do destino jogando Wolf3D. Alguns são fracos nisso, mas em toda forma são métodos de diversão, participando assim, da cultura popular.

O problema na minha opinião é a pessoa regrar sua vida aos jogos: perder suas relações sociais, não estudar ou trabalhar, entre outros.
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Mensagem por Hekonzord Sáb 01 Jun 2013, 15:54

Bom, no Brasil ainda temos preconceitos culturais de diversas coisas, uma é sobre vídeo-games, que ainda são considerados "brincadeiras" de criança e algo que motiva a violência.

Perguntei ao meu professor de Artes se ele considerava vídeo-games como arte, ele disse bem confiante que sim e podemos fazer uma comparação meio grossa de que se é arte, ele é cultura.

Assim como temos games violentos que não nos ensina nada de "bom" (muito relativa a palavra), temos filmes e músicas, por exemplo, que não são nada educativas e que apresentam conteúdos, digamos, bem indecentes que hoje a mídia prega como cultura popular e nos empurra e nos faz engolir que isso é cultura e que temos que aceitar, mas parece que com games o assunto é diferente, com emissoras abertas fazendo matérias "jornalísticas" totalmente incompletas, parciais e manipuladas. Temos um retrocesso de pensamento impulsionada pela mídia e por quem escolhemos para nos representar.
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Mensagem por Warrior Sáb 08 Jun 2013, 02:05

Acho que a vantagem dos videogames é justamente te dar a liberdade de ser o que você quiser, de interagir na aventura - acompanhada de excelentes trilhas sonoras para dar mais um tom à diversão.

Por mais leiga que a pessoa seja no mundo dos jogos, pelo menos conhece algumas referências envolvendo isso. Por exemplo, mostrar a alguém um semicírculo "de boca aberta", rapidamente Pac-Man a pessoa responderá.

Já faz tempo que os videogames existem no Brasil, desde os anos 1970, logo, acho que muitos já devem ter um apego ao videogame que teve. Nos anos 1990, as representantes oficiais da Nintendo e Sega (Playtronic e Tectoy, respectivamente) aqui no Brasil exaltavam nas informações de seus jogos, a fim de popularizar ainda mais o produto, que de fato aconteceu.

Acho, mesmo, é que não há a "divulgação" de que, no Brasil, os jogos são considerados objetos de arte - seja por políticos com propostas inúteis proibindo as vendas, a política dificultando o mercado por aqui ou reportagens sensacionalistas na televisão.

-------------------------------------
Postadas as letras "D" e "E". Quem tiver referências com as letras de jogos começando por "A", "B", "C", "D" e "E" pode mandar para mim via MP ou pelo tópico, mesmo (mas não esqueça de ler o que está escrito no início do tópico).

Novo tema adicionado.
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Mensagem por Hekonzord Sáb 08 Jun 2013, 02:28

Levando em consideração até agora, os locais mais citados do Brasil pelos jogos são a Amazônia e o Rio de Janeiro.

Sobre o tema:
No país, os jogos eletrônicos estão classificados como "jogos de azar" (proibidos desde 1946), logo, acaba-se pagando, em média, 128% de imposto num só jogo original.
Esse trecho só mostra o quanto ainda temos representantes com pensamentos atrasados.

Agora... Eu não veria nenhum problema em pagar estes impostos se o fim pelo qual nós pagamos fosse exemplar, o que não é, olhando na teoria vemos que o que nós pagamos por um jogo original não é caro se o dinheiro dos impostos fosse bem aplicado pela causa dele estar sendo cobrado.

Mas alguns impostos não vejo a necessidade de serem tão grandes como de IPI, PIS, Cofins e ICMS, sinceramente.

Sobre a pirataria, essa é a desculpa mais usada para justificá-la, bom, aí eu vejo algo muito relativo, como a condição financeira, desvantagens ao adquirir jogos piratas, as vezes tem impedições etc. Hoje não consigo ver a pirataria como vantagem, fora que a sensação de jogar um game original é muito mais saborosa.
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Mensagem por Convidado Sáb 08 Jun 2013, 11:05

Os impostos sobre os jogos aqui no Brasil são extremamente abusivos, como qualquer outra coisa que pagamos. A questão deles serem considerados como jogos de azar deve ser revista, pois isso é uma visão ainda da época do fliperama, onde se tinha que gastar fichas para jogar. Contudo, algo que nunca levaram em consideração é que em jogos de azar, o objetivo de se gastar dinheiro é a busca por ganhar mais dinheiro, já em jogos eletrônicos gasta-se dinheiro buscando a diversão, tal como ocorre quando se compra um ingresso para uma partida de futebol.

Comprar qualquer jogo para mim é uma tarefa um tanto difícil, principalmente quando se trata da versão física, visto que jogos digitais, baixados pela Steam, não são cobrados tantos impostos. Creio que a pirataria tem sim muita influência dos preços altos praticados aqui no Brasil. Contudo é um tanto cego dizer que se os jogos fossem baratos a pirataria iria acabar, contudo iria diminuir bastante.
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Mensagem por Felipefabricio Qui 20 Jun 2013, 17:19

Porquê não tem B?Falta o Blanka aê Very Happy
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Mensagem por Hekonzord Qui 20 Jun 2013, 18:54

Felipefabricio escreveu:Porquê não tem B?Falta o Blanka aê Very Happy
Pois o alfabeto é feito pelo nome do jogo, então o Blanka se encaixaria em S de Street Fighter ^^
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Mensagem por Felipefabricio Qui 20 Jun 2013, 22:05

Hekonzord escreveu:
Felipefabricio escreveu:Porquê não tem B?Falta o Blanka aê Very Happy
Pois o alfabeto é feito pelo nome do jogo, então o Blanka se encaixaria em S de Street Fighter ^^

Ah,tá!Valeu =D
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Mensagem por Warrior Dom 14 Jul 2013, 01:07

Tópico reaberto, letras "F" e "G" adicionadas.

Sobre o tema, estes ainda serão mantidos para quem ainda não comentou e/ou quiserem deixar algum comentário/ideia extra. Brevemente novo tema chegará.

Também, quem tiver referências ao Brasil não listada no tópico, pode deixar sua indicação! :]

E obrigado, Hayt, por fornecer o código de alinhamento de imagens-textos. Estou tendo sérios problemas de formatação com essa nova maldita caixa de texto.

---------
Hekonzord escreveu:Levando em consideração até agora, os locais mais citados do Brasil pelos jogos são a Amazônia e o Rio de Janeiro.

Acredite, esse é só o pico do iceberg...
----
Hayt escreveu:A questão deles serem considerados como jogos de azar [...] é uma visão ainda da época do fliperama, onde se tinha que gastar fichas para jogar.

Boa observação, é um ponto que não me havia passado pela cabeça. Embora os fliperamas ainda existam e, alguns são até rentáveis (como Super Street Fighter IV), não tem muita comparação com as décadas de 1970 e 1980, quando fliperamas eram o único meio de entretenimento virtual e os videogames caseiros eram novidade e para poucos - como não lembrar de Space Invaders, que chegou a parar de funcionar de tanta moeda que tinha?

Hekonzord escreveu:[...] ainda temos representantes com pensamentos atrasados.

Agora... Eu não veria nenhum problema em pagar estes impostos se o fim pelo qual nós pagamos fosse exemplar, o que não é, olhando na teoria vemos que o que nós pagamos por um jogo original não é caro se o dinheiro dos impostos fosse bem aplicado pela causa dele estar sendo cobrado.

Infelizmente, possuímos uma constituição meio desatualizada, não só os jogos sofrem problemas quanto ao "período histórico". :/

Concordo com o que você disse, o Brasil é um dos países com maior carga tributária do mundo, infelizmente não vemos o retorno desejado, ao contrário como é o caso da Suíça, por exemplo (onde até mesmo o governo faz com frequência testes com a população para avaliação do trabalho dos governantes).

Até as próprias empresas têm dificuldades em criar estabelecimentos por aqui, no ramo dos videogames, temos a Ubisoft. A empresa de Rayman abriu duas sedes, uma em São Paulo e outra no Rio Grande do Sul (sim, era para criação de jogos, mas não algo no estilo de Assassin's Creed, era focado, no momento, em jogos para dispositivos móveis), mas ambas foram fechadas a pouco tempo depois. O diretor da Ubisoft Montreal disse que não pretende reabri-las tão cedo, justamente pela alta carga tributária.

O que é uma pena, pois o Brasil possui vários requisitos positivos para prosperar a indústria nacional (mão-de-obra, recursos, ótimos centros de ensino superior, localização boa, etc.). :/
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