Pode o uso de um SSD melhorar a performance na PS3?
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Pode o uso de um SSD melhorar a performance na PS3?
É impossível melhorar a performance in-game da tua consola, certo?
Todas as unidades são iguais, portanto a experiência de jogo deve ser
idêntica em qualquer máquina. Apesar disto ser verdade para virtualmente
todos os jogos de consola disponíveis, a PlayStation 3 é única, pois
podes melhorar o teu disco rígido com qualquer substituto que queiras - e
isso inclui tecnologia SSD (solid state disc) de topo.
Os SSDs
são uma enorme melhoria sobre as convencionais drives mecânicas porque
não têm partes móveis. Os discos normais HDDs funcionam quando uma
cabeça se move ao longo do prato no disco, procurando o ficheiro que a
unidade procura, depois lê-lo. Os SSDs são diferentes. Tudo é escrito em
RAM flash, e todos os ficheiros são acedidos com latências ultra-baixas
- o acesso aos ficheiros está normalmente na casa dos 0.1ms.
Pesquisa anterior sugeriu que as vantagens de correr um SSD numa PS3 são ligeiras no mínimo, na verdade, o guia de melhoria de disco PS3
do Digital Foundry teve dificuldades em encontrar quaisquer vantagens.
Tempos de carregamento foram melhorados em muitos títulos como Gran Turismo 5,
e podias cortar segundos ou mesmo minutos em instalações obrigatórias
prolongadas, mas existem poucas provas que a performance in-game seja
sequer afetada.
Apesar das nossas descobertas, vídeos de
performance SSD proliferam no YouTube e a maioria parecem sugerir que
existem tangíveis melhorias ao atualizar.
Comentário sobre as imagens:
Um disco rígido (foto de cima), um SSD (foto de baixo). O HDD tem uma cabeça que
analisa ao longo do prato, a parte certa do disco da qual vai ler os
dados, enquanto SSD não tem partes móveis, significando virtualmente
acesso instantâneo a qualquer ficheiro, em qualquer lado.
Então talvez seja agora a hora de reconsiderar os méritos de uma
melhoria SSD - ou pelo menos considerar os méritos de um disco mais
rápido. A conclusão é que o ciclo de vida da PS3 está a amadurecer. Os
estúdios estão a chegar aos limites da performance da máquina, e face a
ruturas de RAM, os criadores de jogos viram-se para o disco rígido para a
leitura de conteúdos nos bastidores. Jogos como Rage da id Software
demonstra como os estúdios estão a começar a confiar no disco rígido
extensivamente, enquanto uma plausível teoria por detrás do problema de
latência em Skyrim é que o estúdio confiou no disco rígido para guardar
dados para compensar os problemas de RAM da PS3 - uma linha de
pensamento nascida das nossas conversas com a companhia ao abordar o Rimlag: todas as nossas conversas com a Bethesda pareciam ser sobre o disco que estávamos a usar e o seu estado.
Portanto
pode um SSD realmente melhorar a performance in-game? Decidimos
testá-lo ao longo de um número de títulos. Baseámos as nossas
comparações ao longo de três discos diferentes: o HDD padrão de 60GB da
PS3 inicial, um híbrido da Seagate, o Momentus XT SSD/7200rpm, e
finalmente um SSD Samsung PM800: dificilmente um modelo de topo, mas não
deve importar - o tempo de procura é o rei aqui, e alguns podem
discutir que uma passagem de 500MB/s é algo irrelevante quando o teu
sistema apenas tem 512MB de RAM no total.
Adicionamos o híbrido
Seagate por um par de razões. Primeiro, queremos equacionar um disco a
7200rpm (que deve dar tempos de procura consideravelmente mais baixos).
Segundo, a PS3 também usa o disco rígido como uma cache para os estúdios
usarem como querem. O híbrido guarda os setores do disco acedidos com
maior frequência em estado de memória sólido e o nosso pensamento foi
que o disco pode muito bem identificar essa partição e tentar fazer uso
dela.
Agora, vamos ver o que estes discos podem fazer com alguma gameplay PS3...
Os gigantes das Mega Texturas: Rage e Brink
O Rage da id Software
possuía claramente alguns problemas intrusivos na versão PS3, baixando
frequentemente para resoluções sub-HD e apresentando um pop-in de
texturas desanimador. A tecnologia pioneira de mega texturas da
companhia envolve separar a cena numa multiplicidade de pequenos
elementos gráficos que são então lidos da drive ótica e do disco rígido.
Resumindo, é mesmo o tipo de jogo que deve beneficiar de uma melhoria
para SSD.
E assim o faz: aqui está um vídeo a demonstrar como os
problemas de armazenamento de texturas em Rage são radicalmente
melhorados ao passar para um SSD. Notem que não desaparecem por completo
como alguns dizem - no entanto, em algumas áreas a quantidade da
resolução é bem espantosa. Também verifiquem como se comporta o híbrido
SSD. Apesar de não estarmos convencidos a 100% que a memória SSD está a
ser muito esforçada aqui, sugere na mesma que existem vantagens a serem
ganhas simplesmente mudando para um disco rápido a 720rpm.
Claro, Rage não é o único jogo a usar a tecnologia de mega texturas. O
estúdio Britânico Splash Damage também usa uma variação da mesma
técnica no seu FPS Brink. Num disco padrão, isto apresentou basicamente
os mesmos problemas que Rage - artwork de baixa resolução a ser lida,
com texturas de detalhe completo a surgirem no ecrã com algum atraso. No
entanto, a apresentação geral não tinha tantos problemas quanto Rage, e
na verdade, facilmente batia a versão Xbox 360 - algo que o jogo da id
não conseguia. Outra diferença chave com Rage é que Brink utiliza a
cache do disco de forma extensiva mas não precisa de qualquer
instalação.
Os resultados neste jogo foram como remendos. Houve
sem dúvidas uma melhoria geral com os discos SSD e híbrido, mas não foi
um aumento verdadeiramente percetível como foi com Rage. Curiosamente as
melhorias que vimos pareciam ser basicamente as mesmas entre o SSD e o
disco híbrido.
Fonte: Fonte
Todas as unidades são iguais, portanto a experiência de jogo deve ser
idêntica em qualquer máquina. Apesar disto ser verdade para virtualmente
todos os jogos de consola disponíveis, a PlayStation 3 é única, pois
podes melhorar o teu disco rígido com qualquer substituto que queiras - e
isso inclui tecnologia SSD (solid state disc) de topo.
Os SSDs
são uma enorme melhoria sobre as convencionais drives mecânicas porque
não têm partes móveis. Os discos normais HDDs funcionam quando uma
cabeça se move ao longo do prato no disco, procurando o ficheiro que a
unidade procura, depois lê-lo. Os SSDs são diferentes. Tudo é escrito em
RAM flash, e todos os ficheiros são acedidos com latências ultra-baixas
- o acesso aos ficheiros está normalmente na casa dos 0.1ms.
Pesquisa anterior sugeriu que as vantagens de correr um SSD numa PS3 são ligeiras no mínimo, na verdade, o guia de melhoria de disco PS3
do Digital Foundry teve dificuldades em encontrar quaisquer vantagens.
Tempos de carregamento foram melhorados em muitos títulos como Gran Turismo 5,
e podias cortar segundos ou mesmo minutos em instalações obrigatórias
prolongadas, mas existem poucas provas que a performance in-game seja
sequer afetada.
Apesar das nossas descobertas, vídeos de
performance SSD proliferam no YouTube e a maioria parecem sugerir que
existem tangíveis melhorias ao atualizar.
Comentário sobre as imagens:
Um disco rígido (foto de cima), um SSD (foto de baixo). O HDD tem uma cabeça que
analisa ao longo do prato, a parte certa do disco da qual vai ler os
dados, enquanto SSD não tem partes móveis, significando virtualmente
acesso instantâneo a qualquer ficheiro, em qualquer lado.
Então talvez seja agora a hora de reconsiderar os méritos de uma
melhoria SSD - ou pelo menos considerar os méritos de um disco mais
rápido. A conclusão é que o ciclo de vida da PS3 está a amadurecer. Os
estúdios estão a chegar aos limites da performance da máquina, e face a
ruturas de RAM, os criadores de jogos viram-se para o disco rígido para a
leitura de conteúdos nos bastidores. Jogos como Rage da id Software
demonstra como os estúdios estão a começar a confiar no disco rígido
extensivamente, enquanto uma plausível teoria por detrás do problema de
latência em Skyrim é que o estúdio confiou no disco rígido para guardar
dados para compensar os problemas de RAM da PS3 - uma linha de
pensamento nascida das nossas conversas com a companhia ao abordar o Rimlag: todas as nossas conversas com a Bethesda pareciam ser sobre o disco que estávamos a usar e o seu estado.
Portanto
pode um SSD realmente melhorar a performance in-game? Decidimos
testá-lo ao longo de um número de títulos. Baseámos as nossas
comparações ao longo de três discos diferentes: o HDD padrão de 60GB da
PS3 inicial, um híbrido da Seagate, o Momentus XT SSD/7200rpm, e
finalmente um SSD Samsung PM800: dificilmente um modelo de topo, mas não
deve importar - o tempo de procura é o rei aqui, e alguns podem
discutir que uma passagem de 500MB/s é algo irrelevante quando o teu
sistema apenas tem 512MB de RAM no total.
Adicionamos o híbrido
Seagate por um par de razões. Primeiro, queremos equacionar um disco a
7200rpm (que deve dar tempos de procura consideravelmente mais baixos).
Segundo, a PS3 também usa o disco rígido como uma cache para os estúdios
usarem como querem. O híbrido guarda os setores do disco acedidos com
maior frequência em estado de memória sólido e o nosso pensamento foi
que o disco pode muito bem identificar essa partição e tentar fazer uso
dela.
Agora, vamos ver o que estes discos podem fazer com alguma gameplay PS3...
Os gigantes das Mega Texturas: Rage e Brink
O Rage da id Software
possuía claramente alguns problemas intrusivos na versão PS3, baixando
frequentemente para resoluções sub-HD e apresentando um pop-in de
texturas desanimador. A tecnologia pioneira de mega texturas da
companhia envolve separar a cena numa multiplicidade de pequenos
elementos gráficos que são então lidos da drive ótica e do disco rígido.
Resumindo, é mesmo o tipo de jogo que deve beneficiar de uma melhoria
para SSD.
E assim o faz: aqui está um vídeo a demonstrar como os
problemas de armazenamento de texturas em Rage são radicalmente
melhorados ao passar para um SSD. Notem que não desaparecem por completo
como alguns dizem - no entanto, em algumas áreas a quantidade da
resolução é bem espantosa. Também verifiquem como se comporta o híbrido
SSD. Apesar de não estarmos convencidos a 100% que a memória SSD está a
ser muito esforçada aqui, sugere na mesma que existem vantagens a serem
ganhas simplesmente mudando para um disco rápido a 720rpm.
Claro, Rage não é o único jogo a usar a tecnologia de mega texturas. O
estúdio Britânico Splash Damage também usa uma variação da mesma
técnica no seu FPS Brink. Num disco padrão, isto apresentou basicamente
os mesmos problemas que Rage - artwork de baixa resolução a ser lida,
com texturas de detalhe completo a surgirem no ecrã com algum atraso. No
entanto, a apresentação geral não tinha tantos problemas quanto Rage, e
na verdade, facilmente batia a versão Xbox 360 - algo que o jogo da id
não conseguia. Outra diferença chave com Rage é que Brink utiliza a
cache do disco de forma extensiva mas não precisa de qualquer
instalação.
Os resultados neste jogo foram como remendos. Houve
sem dúvidas uma melhoria geral com os discos SSD e híbrido, mas não foi
um aumento verdadeiramente percetível como foi com Rage. Curiosamente as
melhorias que vimos pareciam ser basicamente as mesmas entre o SSD e o
disco híbrido.
Fonte: Fonte
Convidad- Convidado
Re: Pode o uso de um SSD melhorar a performance na PS3?
Foi uma coisa que eu sempre me perguntava: Será que se o SSD fosse usado no lugar do 7200RPM seria melhor? Pelo visto será sim. Agora a Sony poderia dar uma opção de fazer um upgrade na memória ram. Isso combinado com o SSD melhoraria o tempo de vida do console, e upgrades sempre são bem vindos, veja o caso do Wii Remote Plus ou expansion pack.
Sinceramente eu esperava mais até dos cartões de leitura do PS Vita, por conta de ser um cartão exclusivo a sony poderia investir mais na leitura de loading, em uma pesquisa feita a diferença do cartucho para o cartão foi de 1/2 segundo, vitória para o cartucho. Mas a sony deve lançar outros cartões melhores ao longo dessa vida do vita.
Sinceramente eu esperava mais até dos cartões de leitura do PS Vita, por conta de ser um cartão exclusivo a sony poderia investir mais na leitura de loading, em uma pesquisa feita a diferença do cartucho para o cartão foi de 1/2 segundo, vitória para o cartucho. Mas a sony deve lançar outros cartões melhores ao longo dessa vida do vita.
LiveinRiot- Veterano Nv.3
- Karma : 24
Posts : 467
Re: Pode o uso de um SSD melhorar a performance na PS3?
Agora a Sony poderia dar uma opção de fazer um upgrade na memória ram
memória RAM de consoles de jogos não é igual memória RAM de Computadores. acho que é impossivel remover ja´que fica acoplada na placa principal.
Convidad- Convidado
Re: Pode o uso de um SSD melhorar a performance na PS3?
eh impossível sim, o cara q consertou meu play 3 flo q eh, pelo menos pra ele.
PHPS3- Veterano Nv.31
- Karma : 9
Posts : 1155
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